Plano de Formação – Semestre 4
PRAXIS CRISTÃ – ESCUTA, SERVIÇO E DIÁLOGO (Fev.Jun.2025)
No semestre anterior incentivámos uma postura de presença fiel no espaço académico como alternativas às tendências para a retirada, o conflito ou a assimilação face às pressões culturais. Recorda este tema no vídeo seguinte:
Ao praticarmos esta presença fiel vamos naturalmente deparar-nos com a crescente polarização na nossa sociedade (catalizada pelas redes sociais). Nesse sentido, temos de ser formados para o discernimento, a nuance, o diálogo, a construção de pontes, o uso consciente das plataformes online. Paralelamente, a nossa geração de estudantes tem ser preparada para um caminho de fidelidade perante a forte possibilidade de hostilização crescente face à fé cristã. É necessário desenvolver uma praxis de resiliência e graça sem abdicar da vocação missional.
Praxis – entendido aqui como um conjunto de práticas que caracterizam um movimento religioso, cultural, ideológico, bem como os princípios teóricos que lhe estão subjacentes.
Praxis cristã é, pois, um conjunto de práticas próprias do cristianismo, inspiradas na vida e na pessoa de Jesus Cristo e fundamentadas na revelação bíblica, em particular no ensino do próprio Jesus (por exemplo, no Sermão do Monte). A praxis cristã inclui práticas como a escuta, o serviço, o diálogo, a avaliação da cultura com nuance e o envolvimento nesta de forma simultaneamente benigna e crítica.
Fórum de Formação ’25


Neste Fórum aplicámos o tema do semestre ao contexto específico da Universidade ao trabalharmos o tema “Descobre o Campus – Escuta Ativa e Missão na Universidade”. Todos os missionários transculturais reconhecem a importância de escutar e estudar a cultura onde vão fazer missão. Ora a academia tem a sua própria cultura e, nesse sentido, temos de conhecer e discernir essa cultura se quisermos ser missionários bem preparados! Por isso, neste encontro fomos convidados a um exercício de reconhecimento da Universidade, com uma postura de escuta ativa, “ouvidos para ouvir”, sentidos super apurados, de modo a auscultar bem tudo o que se passa no espaço académico, na cultura do campus e, particularmente, na nossa área de estudos!
Contámos com o orador Timothée Joset (Coordenador do Departamento de Envolvimento com a Universidade da IFES) que nos encorajou seguindo as palavras de John Stott no famoso livro “Ouça o Espírito, Ouça o mundo”:


Podes recordar aqui as palestras do Timothée:
Palestra 1 – Intro & Passion Talk
Palestra 2 – Análise Cultural
Palestra 3 – Wrap-Up Final –
Envolvimento com a Universidade
Pensar o Envolvimento com a Universidade
Podemos sentir-nos em casa na Universidade? O que é que será que Deus pensa daquilo vejo e ouço no espaço académico? Como é que os meus estudos contribuem para eu amar melhor Deus e os outros? Este recurso procura esboçar respostas a estas perguntas, a partir de textos bíblicos e analisando as diferentes de dimensões do envolvimento dos cristãos na Universidade: dimensão pietista, evangelística, apologética ou dialógica. Enfatiza-se a dimensão dialógica por ser muitas vezes a mais negligenciada pelos cristãos…
*Este recurso é resultado da edição de notas por parte de Joel Oliveira a partir de um seminário sobre “Engaging the university” ministrado na Conferência Revive, em 2019 por Timothée Joset e Charlie Hadjev. As notas foram publicadas num blogue do GBU em 2020 e voltam a ser editadas e disponibilizadas neste formato em 2025.
God’s Calling and the University – A Chamada de Deus e a Universidade
Se lês em inglês, podes aprofundar ainda mais esta temática por meio da leitura deste pequeno mas rico livro de Vinoth Ramachandra (que serviu durante muitos anos na equipa de liderança da IFES como Secretário para o Diálogo e o Envolvimento Social).
Fonte: https://ifesworld.org/wp-content/uploads/2024/01/Gods-calling_Vinoth_English-IFES.pdf
Mais Recursos
Encontras muitos outros recursos, ideias para os grupos locais e palestras sobre Envolvimento na Universidade na página da IFES dedicada a este departamento: https://ifesworld.org/en/university/.

Outros Recursos GBU
Tipo | Título | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
EBs p/ núcleos | Explorando o Logos e o Cosmos* | Série de Estudos Bíblicos escritos por graduados e estudantes cristãos em vários pontos do globo que exploram a relação entre a Bíblia e os estudos académicos! | IFES – vários autores |
EBIs p/ núcleos | O Sermão do Monte | Série de Estudos Bíblicos que explora o “melhor sermão de sempre” para refletir sobre a praxis própria dos cidadãos do Reino do Deus… | David Raimundo |
Livreto | O Que é A Universidade? | Um texto que nos alarga os horizontes relativamente à natureza da Universidade enquanto lugar de busca pela verdade e ao papel do estudante cristão neste lugar. | Miguel Rodrigues |
Livreto | GBU Crash Course | Um livreto digital que oferece uma perspetiva ampla sobre a visão do GBU, as áreas historicamente valorizadas na nossa organização e as nossas atividades. | GBU |
*Lançado no semestre transato, o recurso “Explorando o Logos e o Cosmos” produzido pela IFES com contributos de todo o mundo continua a ser altamente pertinente para o semestre em curso, promovendo integração do Logos, da Palavra, da fé, com o Cosmos, o mundo criado por Deus e as áreas que estudam esse mundo.
Estamos a trabalhar para disponibilizar aqui outros recursos asap.
Outros recursos recomendados
Recursos Bibliográficos:
O Plano de Formação inclui a sugestão de bibliografia recomendada para aprofundar os temas abordados em cada semestre. Esta bibliografia é especialmente alicerçadas nos clássicos dentro desses temas, com destaque para obras que têm enriquecido várias gerações de estudantes do GBU. Outro dos critérios seguidos para esta bibliografia radica na famosa expressão de Agostinho “toda a verdade é verdade de Deus,” reformulada por Calvino “toda a verdade é de Deus; e, consequentemente, se homens ímpios tiverem dito algo bom e justo, não devemos rejeitá-lo; pois é proveniente de Deus.”* O estudante universitário cristão é aquele que vive esta realidade na sala de aula, cultivando o entusiasmo de aprender sobre a criação de Deus (homem e natureza) a partir de um leque heterogéneo de autores. Por essa razão, os livros recomendados neste Plano de Formação incluem também autores não cristãos cujas obras são igualmente clássicos a considerar dentro dos temas abordados. Evidentemente, a recomendação de um determinado livro não significa que o GBU se identifica com todas as partes desse livro, nem com a totalidade da obra do seu autor ou com desenvolvimentos posteriores do pensamento do autor. O ‘Universitário’ presente no acrónimo GBU implica necessariamente que cada obra deve ser encarada com espírito crítico dialogante (1 Tess 5:21).
* João Calvino, comentário a Tito 1:12, disponível aqui.
Podes procurar estes livros no CLC Portugal e noutras livrarias físicas ou online. Também podes enviar um email para davidraimundo@gbu.pt caso gostasses de ter um destes livros emprestados.
PRAXIS CRISTÃ
Intermédio
- Carta da Cadeia de Birmingham, Martin Luther King Jr. ou
- The Essential Martin Luther King, Jr
- Preaching: Communicating Faith in an Age of Skepticism, Tim Keller
- A Praça Pública Global, Os Guinness
- Ouça o Espírito, Ouça o Mundo, John Stott
Avançado
- Jesus and Nonviolence: A Third Way, Walter Wink
- Ética, Dietrich Bonhoeffer
TECNOLOGIA E REDES SOCIAIS
Introdutório
- My Tech-Wise Life, Amy Crouch e Andy Crouch
Intermédio
- Dangerous Playground: The Christian and Social Media, Drew Kitzer
- 12 Ways Your Phone is Changing You, Tony Reinke
Avançado
- A Sociedade Tecnológica, Jacques Ellul
- Propaganda, Jacques Ellul
You must be logged in to post a comment.