Plano de Formação – Semestre 2
IDENTIDADE (Fev-Jun. 2024)
A obsessão por questões de identidade e identitárias é uma marca distintiva crescente da presente geração. A pergunta “quem sou eu?” ganha proporções gigantescas e a nossa sociedade apressa- se a dar respostas, muitas delas muito distantes do Evangelho. A narrativa bíblica também nos ajuda a abordar esta questão e a alicerçar a nossa identidade na revelação e no amor de Deus, em conformidade com o seu propósito na criação e na redenção por meio de Cristo. Este alicerce é necessário num movimento que almeja uma formação holística que enfatiza o ser antes do fazer, a transformação interior acima do ativismo. Adicionalmente, esta questão é, automaticamente, uma questão que diz respeito a todos, cristãos e não cristãos, constituindo-se por isso como uma questão inerentemente evangelística.
Neste semestre damos então destaque ao tema “Identidade”. Podes ler aqui uma introdução a este tema, um excerto de um livro da autoria de Emily Lange que será publicado em breve pelo GBU:
Fórum de Formação ’24
No Fórum de Formação no início de Março de 2024 abordámos o tema da identidade com a orientação da oradora Emily Lange, a partir de 3 coordenadas que observamos no exemplo de Jesus tendo por base João 13:3: “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus…”
Este versículo surge antes do episódio em que Jesus lava os pés aos discípulos, demonstrando que Jesus fazia o que fazia porque tinha a certeza da Sua identidade. E essa identidade
pode ser desmontada em 3 coordenadas:
- O que tens (Jesus sabia que tinha todas as coisas nas Suas mãos)
- De onde vens (Jesus veio do Pai)
- Para onde vais (Jesus ia para o Pai)
Tivemos também um circuito formativo para refletirmos sobre identidade em três níveis diferentes: ao nível dos nossos relacionamentos uns com os outros, ao nível dos dos nossos estudos e ao nível da nossa vida interior (espiritualidade).
Conselho Nacional Estudantil Maio ’24
O tema “Identidade” foi também aprofundado no Conselho Nacional Estudantil, um encontro de líderes que decorreu nos dias 20 e 21 de abril de 2024.
A parábola dos Dois Filhos
Lemos Lucas 15:1-2, 11-32 para explorarmos o tema da identidade na parábola do filho pródigo (que possivelmente devia chamar-se parábola dos dois filhos). Enquanto o filho mais novo representa os publicanos e pecadores, o mais velho representa os fariseus e os escribas. Ambos desconhecem a sua verdadeira identidade enquanto filhos de um Pai que os ama generosamente e lhes concede todas as coisas. Tanto o filho mais novo como o filho mais velho parecem desconhecer o que têm, de onde vêm, para onde vão. Por isso, esta parábola de Jesus é útil para nos corrigir, advertir e orientar sobre quem somos e sobre quem Deus é independentemente de nos identificarmos mais com filho mais novo ou com o filho mais velho. O Estudo Bíblico Indutivo foi delineado e conduzido pela estudante Ana Catarina Pinto do GBU Lisboa, e pode ser consultado aqui. Recorreu também ao livro O Deus Pródigo, da autoria de Tim Keller, que recomendamos como leitura complementar este semestre!
Carácter Cristão
Neste encontro tivemos ainda uma sessão formativa sobre carácter cristão conduzida pela assessora Ana Cid. Fomos relembrados do desafio de “treinar” para cultivar virtudes que sejam reflexo do carácter de Cristo, como verdadeiros seres humanos, que andam no Espírito (Gálatas 5:25). O incentivo à virtuosidade foi celebrizado pela filosofia de Aristóteles, mas também está presente na fé cristã, com a ressalva de que tem mais que ver com a constante submissão ao Espírito Santo – e, portanto, com o cultivo do “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22,23) – do que com o resultado dos nossos esforços meramente pessoais. “Quando lemos acerca do fruto do Espírito em Gálatas 5, lemos uma descrição daquilo que são as virtudes do cristão que vive no plano da eternidade”. Todo o cristão é desafiado a viver nesse plano. E no GBU temos o desafio de trazer essa dimensão da eternidade para a forma como testemunhamos de Cristo no contexto universitário. Podes ler abaixo um resumo escrito pela Ana Cid. Como complemento a esta formação, recomendamos o livro Virtue Reborn da autoria de Tom Wright.
Outras dicas e recursos:
Para além disso, o tema da Identidade está relacionado com uma vasta panóplia de temas que consideramos muito relevantes para um estudante universitário, tais como disciplinas espirituais, caráter cristão, feridas da alma, questões de género, identidade e vocação/carreira, identidade e humanidade. Alguns dos recursos que listamos ou sugerimos abaixo dizem respeito a estes temas. Os núcleos e grupos locais do GBU são encorajados a refletir sobre Identidade e também sobre estes temas ao longo do semestre.
Recursos GBU
Tipo | Título | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
EBIs p/ núcleos | Encontros com Jesus | Série de Estudos Bíblicos que exploram questões relativas à identidade de Jesus e à nossa identidade a partir de “encontros” registados no evangelho de Marcos. | David Raimundo (editor) |
Livro | E se Jesus Cristo fosse um estudante universitário? | A autora analisou Jesus à luz de três áreas da vida universitária – estudos, relacionamentos e o eu – para produzir uma reflexão breve mas incisiva sobre identidade e os seus alicerces. (Disponível na Livraria GBU) | Emily Lange |
Livreto | Ansiedade | A ansiedade é uma experiência comum a muitos estudantes universitários e esta publicação procura responder a perguntas sobre a origem e a forma de enfrentar esta realidade. | Rute Calado |
EBs p/ núcleos | No Princípio | Série de Estudos Bíblicos que partem de Génesis 1 e 2 para explorar temas relacionados com identidade, missão e redenção! | David Raimundo |
Livreto | GBU Crash Course | Um livreto digital que oferece uma perspetiva ampla sobre a visão do GBU, as áreas historicamente valorizadas na nossa organização e as nossas atividades. | GBU |
Estamos a trabalhar para disponibilizar aqui outros recursos asap:
- Dissonâncias, livro da autoria de Emily Lange
- Que Género Faz O Teu Género?, segunda-edição do livro autoria de Joel Oliveira
- Outros recursos relacionados com saúde mental
Outros recursos recomendados
Recursos Bibliográficos:
O Plano de Formação inclui a sugestão de bibliografia recomendada para aprofundar os temas abordados em cada semestre. Esta bibliografia é especialmente alicerçadas nos clássicos dentro desses temas, com destaque para obras que têm enriquecido várias gerações de estudantes do GBU. Outro dos critérios seguidos para esta bibliografia radica na famosa expressão de Agostinho “toda a verdade é verdade de Deus,” reformulada por Calvino “toda a verdade é de Deus; e, consequentemente, se homens ímpios tiverem dito algo bom e justo, não devemos rejeitá-lo; pois é proveniente de Deus.”* O estudante universitário cristão é aquele que vive esta realidade na sala de aula, cultivando o entusiasmo de aprender sobre a criação de Deus (homem e natureza) a partir de um leque heterogéneo de autores. Por essa razão, os livros recomendados neste Plano de Formação incluem também autores não cristãos cujas obras são igualmente clássicos a considerar dentro dos temas abordados. Evidentemente, a recomendação de um determinado livro não significa que o GBU se identifica com todas as partes desse livro, nem com a totalidade da obra do seu autor ou com desenvolvimentos posteriores do pensamento do autor. O ‘Universitário’ presente no acrónimo GBU implica necessariamente que cada obra deve ser encarada com espírito crítico dialogante (1 Tess 5:21).
* João Calvino, comentário a Tito 1:12, disponível aqui.
Podes procurar estes livros no CLC Portugal e noutras livrarias físicas ou online. Também podes enviar um email para davidraimundo@gbu.pt caso gostasses de ter um destes livros emprestados.
Introdutório
- A Sós Com Deus, Alan Pallister (devocional disponível na livraria GBU)
- O Deus Pródigo, Tim Keller
- O Curador Ferido, Henri Nouwen
- Life of the Beloved, Henri Nouwen
- O Evangelho Maltrapilho, Brennan Manning
- Janelas Para a Vida, Ricardo Barbosa de Sousa
Intermédio
- A Fome da Alma, James Houston
- Celebração da Disciplina, Richard Foster
- The Cultivated Life, Susan Phillips
- Liturgy of the Ordinary, Tish Harrison Warren
- Virtue Reborn, Tom Wright
- Cartaz de um Diabo a Seu Aprendiz, C. S. Lewis
- A Prática da Presença de Deus, Brother Lawrence
- O Caminho do Coração, Ricardo Barbosa de Sousa
Avançado
- A Theology of the Ordinary, Julie Canlis
- Você é Aquilo que Ama, James K. A. Smith
You must be logged in to post a comment.