Entraste na Universidade! Muitos parabéns, caloir@!

Entraste na Universidade! Muitos parabéns, caloir@!

Por Diana Costa – Assessora dos Grupos Pioneiros

Neste momento o entusiasmo e a ansiedade juntam-se num belo cocktail que te deixa acordado à noite. É a matrícula, é definir horários, é encontrar casa (se estás a mudar de cidade), é procurar o teu departamento na imensidão do campus universitário – que nada se compara ao recinto vedado da tua Escola Secundária -, é procurar um supermercado perto da casa, é tentar conhecer os estudantes mais velhos para ter bons padrinhos de curso, é trazer os tupperwares cheios de comida da mãe, é saber quem da tua turma antiga é que entrou e onde, é publicar nas redes sociais a tua alegria por teres entrado e responder aos comentários de parabéns, é calcular o tempo que demoras entre a casa e a universidade para não chegares atrasado no primeiro dia (nem te perderes), é ver a lista de estudantes do teu ano e ver se reconheces alguém, é …, é …, é ..! É preciso parares um pouco e pensares o que é que estás a fazer neste lugar onde vieste parar.

Considera a universidade como um presente de Deus para desfrutares e aproveitares – quer tenhas entrado no teu curso de sonho ou na tua última opção. Este é o tempo para estares na universidade, por isso mesmo é que entraste! Há um sinal mais claro de que este? Este é o tempo e lugar de viveres para Jesus na universidade. E isto significa duas coisas:

1. Vais envolver-te com a tua área de conhecimento. Seja matemática, artes, medicina, engenharia, educação, desporto, economia ou serviço social. Todas estas são coisas boas do mundo que Deus criou. Na matemática podes ver a perfeição do mundo de Deus. Nas Artes podes desenvolver a criatividade que é um traço do Criador… E depois de descobrires o que de maravilhoso tem a tua área de conhecimento, podes servir a Deus servindo o mundo. Por exemplo, ser um engenheiro que realmente colabora com o arquiteto numa obra, uma médica que cuida dos pacientes enquanto seres humanos com valor intrínseco e um economista que constrói planos de recuperação financeira realistas. E tudo isto, em si só, honra a Deus e se aproxima dos seres que fomos criados para ser e de florescer o Seu mundo. Lembras-te de Daniel? Ele e os seus amigos passaram três anos a aprender a língua, cultura e conhecimento que não eram os do povo de Deus, mas, sendo fiéis até à última instância, serviram o povo que os dominava com excelência, ao ponto de até o Rei reconhecer que o Deus deles era o verdadeiro Deus!

2. Vais envolver-te com a universidade e as pessoas à tua volta, considerando a universidade como o teu campo missionário. Foi aqui que Deus te colocou e não foi por acaso. Lembras-te de Ester? Como Deus a colocou estrategicamente numa posição que, apesar de trazer dificuldades e angústias, foi chave na salvação de todo o povo? Ama os teus amigos, serve-os, faz amizades verdadeiras com eles e proclama o evangelho (proclamar é com palavras). Lembra-te, eles são como tu, mas sem terem ainda conhecido o Evangelho. Se Jesus veio ao mundo para viver connosco, não se agarrando ao seu direito de ser Deus, para nos dar as boas notícias de que podemos ter perdão completo e uma vida abundante, que direito é que tens para te agarrar e não te envolveres com a universidade e levares a mensagem de Jesus aos teus amigos? “Nenhum” é a resposta correta. Então, vai! 

Estuda para Jesus e fala de Jesus.
Envolve-te na vida académica e dá glória a Deus ao fazê-lo. O GBU está aqui para te apoiar com isso. Por isso junta-te a uma comunidade de discípulos na tua universidade e reflete, vive e comunica a mensagem de Jesus. Ou, por outras palavras, junta-te ao GBU da tua cidade.

recebe as nossas novidades
apoia
segue-nos