Pode alguma coisa boa vir do mês de Janeiro?
-
#estudantes
Um desafio à excelência – pela assessora Ana Cid.
Janeiro, o temido mês dos exames. Isto significa algumas coisas: as celebrações natalinas acabaram e já não há restos das comidas e sobremesas festivas. Já não há decorações, a temperatura desceu e continua a chover. Possivelmente nesta altura já desististe de algumas das tuas resoluções de ano novo. É um mês cinzento e triste e poderias até perguntar: “pode alguma coisa boa vir do mês de janeiro?”. Sim, muita coisa boa pode vir de janeiro! Trago-te um encorajamento em duas partes: Deus chamou-te para a universidade, não apenas para a cerimónia de graduação.
Em primeiro lugar, Deus chamou-te para a universidade: É tentador pensar que Deus está a olhar apenas para o resultado das tuas notas e não para o teu estudo até ao exame, mas não é assim! Deus chamou-te para a universidade, isso inclui todos os janeiros do teu curso. O apóstolo Paulo diz que até o comer e beber são para glória de Deus (1 Cor 10:31) – de certeza que o mês inteiro de Janeiro não fica de fora com todos os seus momentos difíceis e desafiantes.
Tira uns instantes para pensar nas implicações disto: Como estão os teus horários? Estás a ser preguiçoso? Estás entregue à preocupação? Como tens tratado os teus pais/colegas de casa nos picos de stress? Onde colocas o teu valor: na tua nota e esforço, ou na tua identidade em Cristo?
Deus chamou-te para a universidade, então vive a universidade para a glória de Deus.
Em segundo lugar, Deus não te chamou apenas para a cerimónia de graduação:
Deus desafia os seus filhos para que sejam trabalhadores excelentes, não trabalhadores a meio gás, a olhar para o relógio, à espera que chegue o fim da jornada. Quando digo “excelente”, não estou a falar de notas entre o 18 e o 20, atenção: não vivemos para as notas altas, nem vivemos ansiosos à espera da cerimónia de graduação, mas vivemos sim para viver fielmente cada dia de forma excelente. Todos os dias, todo o estudo, todo o esforço, toda a concentração, todas as listas decoradas, todo o empenho, tudo isto é para ser feito com dedicação, com excelência.
E, no meio disto tudo, Deus está interessado no teu coração e não na tua capacidade. Podes ter um 16 que desonra a Deus, se Deus te capacitou para teres um 18 mas foste preguiçoso. Ou podes ter um 12 que o glorifica, se te dedicaste com excelência ao estudo. Se Deus te chamou para estudar, procura pois ser um estudante excelente.
Apenas um lembrete final: buscar a excelência não significa ficares virado para ti mesmo e esqueceres o resto das características de Cristo que és chamado a imitar. Um estudante em época de exames continua a ser chamado a amar o próximo, a socorrer o aflito, a ser paciente, a ser humilde, a ser moderado e a ter domínio próprio, entre outras coisas. Tudo para glória de Deus, tudo feito com excelência.
Se estás a correr ansioso para o fim dos exames, lembra-te que Deus te chamou para janeiro, Ele chamou-te para a universidade com tudo o que isso traz, não apenas para a cerimónia de graduação!