1 ano de faculdade 1 ano de GBU – Jéssica Oliveira
-
#estudantes
#faculdade
#missão

O meu nome é Jéssica Oliveira. Tenho 19 anos e terminei o 1.° ano do curso de Línguas Literaturas e Culturas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Este curso era a minha segunda opção, mas tem sido interessante e uma experiência incrível. Além disso, sou um membro ativo da Igreja Evangélica em Alumiara e, mais recentemente, fui convidada para fazer parte da Direção Local do GBU Porto.
Já alguma vez pensaste em desistir?
Realmente, que bela maneira de começar um post! Esta é uma pergunta com uma carga pessimista que, infelizmente, me passou pela cabeça, no meu primeiro ano da faculdade.
Apesar de ser tudo relativamente semelhante às aulas que estava habituada a ter na escola (pelo menos sinto isso na FLUP, até tenho TPC!!), existem algumas diferenças comparativamente ao ensino secundário. O primeiro semestre foi muito interessante. No final, agradeci a Deus pelo meu curso e por ter tido a oportunidade de conhecer muitos estudantes de outros países que frequentavam as mesmas aulas que eu. O Grupo Bíblico Universitário do Porto foi e ainda é uma luz na minha vida. Os núcleos encorajaram-me e desafiaram-me a falar o Evangelho de Cristo aos meus colegas universitários. Foi uma bênção ter conhecido tantas pessoas com a mesma crença que eu, tanto nos núcleos semanais como nas plenárias mensais.
O núcleo da FLUP (do qual fiz parte) fez com que nós, os estudantes que o integrámos, nos tornássemos um grupo unido: as ideias partilhadas eram pessoais, apoiávamo-nos e havia confiança, amizade e amor entre o grupo. Esse apoio proveniente do GBU ajudou-me diversas vezes, especialmente no final do 1.º semestre. Foi uma fase difícil, cheia de exames e testes e, quando eu achava que a pressão já era muita e não podia piorar mais, Deus levou o meu avô para a Sua Presença.
Nesse momento, recebi um apoio enorme da parte dos meus amigos e colegas do GBU. Mas ainda assim, eu pensei em desistir, o esforço exigido foi diferente daquele que eu estava habituada. No entanto, um versículo que alguém me tinha mostrado vinha-me à mente, nos momentos em que só queria desistir da faculdade e dos exames: “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, […]” Colossenses 3:23.
Este versículo mexeu com o meu interior. Percebi que é muito importante tirar bons resultados, porém não devo separar Deus da universidade, como se fossem duas entidades antagónicas. Deus tem de fazer parte da vida universitária, tudo o que faço deve ser para Ele. Ao estudar e tirar boas notas, de forma honesta, estou a dar um bom testemunho de Deus para os outros.
Por incrível que pareça, os meus resultados pioraram no 2.º semestre. Mas posso afirmar que nunca estive tão próxima de Deus, conectada com o Senhor e em comunhão com o Espírito Santo como estou agora. Pois, se estou a esforçar-me e a dedicar-me nos estudos, sem esquecer o importante papel de Deus nos mesmos, então estou no rumo certo. Além disso, foi-me proposto participar na direção local do GBU e eu aceitei.
Acima de tudo, o GBU ensinou-me que esta caminhada com Deus vale a pena e que não devo desistir. Não sei se tu, que estás a ler este texto, sentes que não consegues mais, ou que talvez a faculdade já não te vai servir de nada, mas acredita que vai! No final do ano, vais sentir algo que não se explica por palavras. É bom servir a Deus na igreja, mas também somos chamados por Deus para O servir na faculdade e na vida prática. Espero que também te sintas desafiado a servir Aquele que te amou primeiro e não desistas de algo tão maravilhoso! Garanto que Deus nunca te vai desamparar, mas sim abençoar!
Jéssica, Estudante do GBU Porto
You must be logged in to post a comment.